Blog Entrevista – Prof Paulo Vasconcelos

Entrevistamos o professor da disciplina ‘Gerenciamento de Projetos’ da pós graduação em Petróleo e Gás da COPPE/UFRJ, o MBP.

Blog Entrevista - Prof Paulo Vasconcelos (Gerenciamento de Projetos)

PAULO SÉRGIO VASCONCELOS

Doutorando em Planejamento Energético pelo PPE-COPPE-UFRJ, mestre em administração, economista e gerente de projetos profissional, certificado pelo PMI. Há mais de 30 anos atua como executivo e consultor gerencial em estratégia, planejamento e projetos em empresas internacionais e nacionais. É professor do MBE, do MBP e do Clube do Petróleo desde 2004.

 

1)     Por que esta disciplina é tão importante para o curso em questão?

A indústria do petróleo e gás já utiliza mundialmente as práticas de gerenciamento de projetos. O desafio do pré-sal, da exploração e produção em águas profundas já é uma realidade e também um grande dificultador da indústria. Os valores envolvidos na exploração, produção, refino e distribuição de petróleo, gás e seus derivados são elevados. Os cuidados com o meio ambiente são constantes. É uma indústria de alto risco. Por isso o conhecimento dos princípios e das melhores práticas em gerenciamento de projetos tem relevância na preparação de recursos humanos que atuam ou que irão atuar nessa indústria. Assim, a importância da disciplina é considerável para as empresas e, principalmente, para os alunos do MBP.

2)      Qual o maior desafio do professor dentro desta disciplina?

O maior desafio em nossas aulas é a conscientização transmitida aos alunos através de estudos de casos práticos em projetos, com exemplos inspirados na experiência profissional do professor. Sendo um curso orientado para a indústria do petróleo e gás, em seu contexto mais amplo,  e com alunos das mais diferentes formações acadêmicas, a prática gerencial (qualitativa e quantitativa) deve ser repassada pelo professor de tal forma que a absorção individual dos alunos seja a mais abrangente possível.

3)      Quais são as maiores dificuldades de seus alunos e o que costuma gerar maior interesse da turma?

Poucos são os alunos que já desenvolveram um cronograma ou fizeram uma análise de custo-benefício ou mesmo uma análise SWAT, enfim, que tiveram oportunidade real de preparar um plano de negócio ou de atuar em projetos estratégicos.  Portanto, os estudos de caso, onde cada grupo exercita o conhecimento adquirido, usando software de apoio durante as aulas, despertam o interesse geral.  Os conceitos de gerenciamento do valor agregado, também com caso prático, transportam os alunos da sala para o mundo real, respondendo questões referentes a custos e cronograma através de simples fórmulas matemáticas e medições do progresso de projetos.

4)      Por que acredita que os conhecimentos adquiridos irão ajudar os alunos em sua vida profissional?

Porque os conceitos de gerenciamento de projetos podem ser utilizados em benefício próprio de cada aluno na vida real, quer seja pessoal ou profissional, trabalhando ou não em projetos.  Eu explico em todas as turmas que um projeto, que todos eles desenvolverão em breve,  terá apenas um recurso (o próprio aluno), vários stakeholders (seus colegas, os membros de suas famílias, a coordenação do curso), tempo curto e pré-definido, onde atrasos não são permitidos (60 dias corridos a partir da última aula do curso), a qualidade deve obedecer aos padrões da Universidade e o escopo deve ser muito bem definido, para possibilitar uma conclusão de sucesso. O empenho individual, aliado aos conceitos de gerenciamento de projetos,  é o fator crítico para atingir o sucesso desejado no projeto que é o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

 

 

 

 

 


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