Luiz Henrique Sanches cria blog especializado no setor de petróleo

Ex-diretor comercial da Refinaria de Manguinhos e da Val Petróleo, Luiz Henrique Sanches criou um blog para abordar temas polêmicos do setor do petróleo e compartilhar a sua vasta experiência na indústria

Para ser um profissional competente e garantir possibilidades de crescimento, é preciso se aprofundar e estar sempre em dia com as novidades e atualizações de sua área. Se especializar ou, pelo menos, manter o estudo daquilo que você escolheu como carreira é fundamental trilhar um caminho sólido e satisfatório. Na indústria do Petróleo, por exemplo, isso é mais do que aconselhável. É imprescindível. Por isso, temos o prazer de apresentar a vocês um conteúdo que pode lhes ajudar e servir de estímulo e inspiração, bem como fornecer dicas e um aprendizado significativo: o blog de Luiz Henrique Sanches, diretor na LHS Consultoria e Participações. Em sua página, Sanches disse esperar trazer uma visão holística da empresa como um todo para que as companhias possam saber como trabalhar a partir de qualquer área e realidade do mercado.

engenharia-petroleo1

“As empresas que sobrevirão, ou já mudaram ou mudarão suas visões de foco em tarefas para foco em processos”, explicou Sanches ao Blog do Petróleo. “Isto exige uma visão holística de seus funcionários, principalmente aqueles que querem galgar níveis de supervisão para cima. Para tal, eles precisarão de uma visão da empresa como um todo e terão que ser mais generalistas do que especialistas. No setor do petróleo não é diferente. Como trabalhar em uma refinaria sem entender o mercado em que seus  produtos serão comercializados? Como trabalhar em uma distribuidora, sem entender da atividade de revenda ou o negócio de seu cliente industrial? Como ser gerente de manutenção sem entender de custos e apropriações? Você já notou que as grandes empresas têm setores especializados em reduzir os custos, otimizando seu planejamento tributários? Empresas de leasing têm sede em municípios onde o ISS é menor, locadoras de veículos emplacam seus carros nos estados onde o IPVA é menor, empresas de navegação usam bandeira de conveniência, entre outros exemplos. Para tal, todos da empresa têm que estar atentos para aproveitar as oportunidades que surgem, sempre dentro da lei, é claro”.

luiz300

Sanches, que já foi diretor comercial da Refinaria de Manguinhos e da Val Petróleo, afirmou que seu objetivo com o blog é trazer temas considerados “tabus” justamente para garantir que todos tenham acesso às leis e suas frestas, além de compartilhar a sua vasta experiência na área. Ele, que também é professor – sua verdadeira vocação, como apontou -, também declarou a vontade de transformar as postagens em um livro.

“Neste caminho de visão holística, vou escolher temas que, muitas vezes, são tabus, como, por exemplo, a adulteração de combustíveis, que na verdade é uma sonegação, a própria sonegação, facilitada pelos nossos legisladores, que, ao não conhecerem a atividade, promulgam leis (queijos suíços) cheias de frestas para serem burladas. Também tentarei passar a minha experiência de 40 anos no setor, passando por distribuidoras, refinarias de petróleo, rede de postos e destilaria de álcool, relatando ‘causos’ que vivi. Eu comecei a minha vida como professor, me formei em Engenharia, fui para o Marketing e, depois, gestão, mas, no fundo, de tudo que fiz na vida, dar aulas e ensinar é no que tenho mais prazer. Sou filho de professora, irmão de professora, acho que está  no DNA. Comecei o blog há menos de um mês,  mas nas redes sociais já venho escrevendo há mais tempo e conquistando seguidores diariamente. Quem sabe, um dia, estes artigos não se transformem em um livro?”.


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

1 Comentário

  1. Claudio Zattar · 23/10/2015 Reply

    Caro Luiz Henrique
    Nos perdemos de vista há 8 ou 10 anos, mas tenho lido alguns dos seus artigos no facebook recentemente. Por sinal, como era de se esperar em sendo se sua autoria, são brilhantes e alta precisão! Atuei por 23 anos no setor e o seu conteúdo serve para relembrar os acontecimentos bem como me manter atualizado. Obrigado! Desejo a você muito sucesso neste blog. Forte abraço! Claudio Zattar.

Comentários