Coppe celebra 50 anos em emocionante cerimônia

Coppe 50 ANOS

Diante da Baía de Guanabara, a Coppe celebrou os 50 anos da instituição com uma solenidade emocionante, que reuniu 1.600 convidados no Píer Mauá. Na cerimônia realizada dia 28 de novembro, a Coppe homenageou 100 pessoas, entre professores, alunos, funcionários e instituições que ajudaram a construir a história da instituição.

Na abertura da cerimônia a Coppe apresentou um vídeo que destacou marcos dos anos 60, década na qual a instituição abriu suas portas na Praia Vermelha, em 1963, mudando-se definitivamente para a Cidade Universitária, quatro anos depois. Também apresentou depoimento de professores pioneiros, que ajudaram o fundador da Coppe, professor Alberto Luiz Coimbra, o grande homenageado presente na cerimônia, a construir as bases do que viria a ser o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.

Ministro MCTI
Ministro Marco Antonio Raupp discursa durante a cerimônia

O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do Secretário–executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, e de representantes de instituições parceiras que foram homenageadas pela Coppe. Entre eles, o Presidente de Furnas, Flavio Decat, o Assessor da Presidência da Petrobras, José Fantine, o diretor de Planejamento, Pesquisa e Acompanhamento Econômico do BNDES, João Carlos Ferraz, o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o Presidente da Faperj, Ruy Marques, o diretor de Administração e Finanças da Finep, Fernando Ribeiro, e a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer.

“A Coppe é uma instituição fundamental para o Brasil. Os trabalhos na pesquisa e inovação são suas marcas. Motivo de orgulho para o Brasil. Saúdo seus diretores, alunos e funcionários pelos 50 anos. Vida longa para a Coppe”, disse o ministro Marco Antonio Raupp, que entregou a homenagem Coppe 50 anos aos diretores que levaram adiante a obra do fundador da instituição.

Professor Pinguelli
Luiz Pinguelli Rosa: preocupação com desenvolvimento do país

Em seu discurso, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, destacou a importância da Coppe para o desenvolvimento do Brasil.

“Além de estudos teóricos, a Coppe atua no mundo físico. Não nos restringimos ao mundo virtual. Fazemos coisas que a população pode usufruir. Fazer o país crescer é uma preocupação de todos dentro da Coppe”, afirmou Pinguelli.

Professor Levi
O reitor da UFRJ, Carlos Levi, destacou o poder de inovação da Coppe

O reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi da Conceição, ressaltou o poder inovador da Coppe e usou o anagrama da sigla da instituição para defini-la. “Temos o C de coragem, O de ousadia, o PP duplo que significa muita pesquisa e o E de experiência. A Coppe é um orgulho para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Os próximos anos, tenho certeza, serão ainda mais realizadores”.

 

 

 

 

 

Coppe presta homenagem aos que ajudaram a construir sua história

Professor Coimbra
O professor Alberto Luiz Coimbra, à direita, falou ao fim da cerimônia

A Coppe homenageou nesta cerimônia aqueles que ajudaram a construir a sua história, com destaque para o seu fundador, Alberto Luiz Galvão Coimbra. Ex-diretores da instituição, professores, alunos e funcionários dos 12 programas da Coppe e da Fundação Coppetec, além de suas duas Incubadoras de Empresas e de Cooperativas Populares receberam a homenagem Coppe 50 anos. Dos 14 alunos homenageados, dois são ex-alunos vencedores do Grande Prêmio Capes de Teses, nos anos 2006 e 2010.

Homenagem às Empresas Parceiras
Representantes das empresas parceiras foram homenageados

Na categoria empresas parceiras, receberam a homenagem Coppe 50 anos Petrobras, Furnas, Oxiteno e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como instituições parceiras, foram homenageadas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seccional do Rio de Janeiro).

 

 

 

 

Homenagem Brasilidade
Brasilidade: homenagem a personalidades de diferentes áreas

A Coppe também prestou homenagem a personalidades cuja obra e atuação refletem a cultura e a identidade do povo brasileiro. São eles o jornalista Janio de Freitas, o cineasta Silvio Tendler, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o ex-reitor da UFRJ Carlos Lessa. O carnavalesco Fernando Pamplona, o sociólogo Darcy Ribeiro e o ex-presidente João Goulart também foram homenageados in memoriam na solenidade.

 

Confira a galeria de fotos no hotsite COPPE 50 ANOS


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários