Entrevista com Recrutadoras da Swift Worldwide

Monnatha Grego

Monnatha Grego

Flavia Massa

Flavia Massa

Mônnatha Grego é psicóloga formada pela UFF e atua com Recrutamento e Seleção há 3 anos e há 1 ano com treinamentos. Flávia Massa também é psicóloga e atua com Recrutamento e Seleção há 5 anos, 3 deles dedicados aomercado de Óleo e Gás. As duas profissionais trabalham hoje na Swift Worldwide Resources, ocupando cargos de Líderes de Recrutamento. O trabalho que realizam consiste na captação de profissionais altamente especializados para a indústria Offshore, entrevistas por competências, contatos com clientes multinacionais do ramo e indicação dos melhores candidatos para diversos cargos. Mônnatha atua na divisão de Recrutamento direto para o cliente e Flávia na divisão de contratos de terceirização.

1. O que é Coaching profissional?

Coaching Profissional funciona como um treinamento, e tem o objetivo de orientar os profissionais de todos os níveis que querem se lançar no mercado de trabalho sobre o que os recrutadores e empresas contratantes esperam dos candidatos quando abrem uma vaga, desde a captação de currículos até a entrevista de emprego e os primeiros dias do novo funcionário. Nossa experiência no setor de Recrutamento e Seleção nos mostrou que ter anos de experiência não representa 100% de chances de ser selecionado: é preciso demonstrar, transmitir e comprovar seu conhecimento através das ferramentas disponíveis.

**** No dia 26/09 (sexta-feira) haverá uma palestra para transmitirmos um pouco da nossa experiência prática. Estamos convencidas de que os assuntos a serem abordados nesta noite ajudarão os alunos e ex-alunos das pós-graduações, e também seus convidados, a se inserirem no mercado de trabalho do Setor Petróleo. A expectativa é que, ao final, todos se sintam mais seguros e confiantes quando forem a mercado em busca de novas oportunidades.

 

2. O que mais lhe motiva neste trabalho?

A motivação vem de estar ajudando os melhores profissionais a mostrarem o seu real potencial. Isso  ajuda inclusive que nosso trabalho seja mais rápido e efetivo, à medida que conseguimos identificar, em um currículo bem feito e em uma entrevista bem proveitosa, que aquele candidato é o que minha empresa ou meu cliente precisam.

 

3. Como vocês vêem uma interação entre a Universidade e uma Consultoria em Recursos Humanos com a Swift ?

Esta interação é de suma importância, pois as pessoas procuram as Universidades para se especializarem e assim atingirem o mercado de trabalho. Porém, o que vemos hoje como uma falha, poucas Universidades orientam os profissionais sobre o que fazer para serem mais efetivos em sua busca por uma colocação no mercado uma vez que terminam seu curso. É preciso ensinar, mas também ensinar a transmitir o conhecimento adquirido.

 

4. Por que sua empresa participou da Rio Oil & Gás e qual foi sua impressão sobre o evento?

Nossa empresa participou do evento porque nosso foco é exclusivo no mercado de Óleo e Gás, o que significa que todos os nossos clientes, e consequentemente todas as nossas vagas, são para este setor. Por este motivo, estar na feira nos ajudou a compreender melhor as demandas atuais e futuras do mercado através de visitas aos estandes das companhias, e também a captar candidatos para as vagas que temos em aberto, uma vez que pelo menos 80% dos profissionais que atuam na área passaram pelo Rio Centro entre os dias 15 e 18 de Setembro.

 

5. O que será priorizado em sua palestra para a Pós-graduação MBP Coppe/UFRJ?

A palestra terá como foco mostrar aos participantes o que os recrutadores observam em um Currículo, de que maneira devem transmitir sua experiência profissional em uma entrevista de emprego de forma que fique bem claro onde estão suas maiores qualidades, e por onde começar a buscar sua colocação ou recolocação.

 

MBE/MBP COPPE/UFRJ, formando especialistas em petróleo e meio ambiente desde 1998 – www.mbcursos.coppe.ufrj.br


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários