Sabe quem é o homem mais rico da história?

Ganhar dinheiro pode até ser mais fácil do que muitos pensam. O difícil, na verdade, é conseguir mantê-lo e ampliá-lo.

Ser um bom empreendedor requer não só talento, mas também uma boa dose de persistência, determinação, faro para os negócios e, claro, um pouco de sorte.  Conheça três dos maiores (e mais ricos) empresários do mundo e saiba como eles construíram negócios reconhecidos internacionalmente e adquiriram suas fortunas.

 

eike baptista -  mais ricoEike Batista:  um dos maiores e mais conhecidos empresários brasileiros, com atuação em diversos setores, entre eles petróleo,  logística,  energia, mineração, indústria naval e carvão mineral.     Presidente do Grupo EBX, atualmente, tem fortuna avaliada em 2,9 bilhões de dólares e foi eleito o 21º maior brasileiro de todos os tempos, em julho de 2012.

Aos 21 anos, abriu a empresa Autram Aurem, de compra e venda de ouro. Ainda nos anos 80, Eike deu início a um novo empreendimento que viria a marcar o início da trajetória do Grupo EBX: a Novo Planeta, a primeira planta aurífera aluvial mecanizada da Amazônia. Na época, ele também se tornou presidente do Conselho de Administração e principal executivo da TVX Gold, listada na Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá, onde o empresário começou a se aproximar do mercado de capitais global.

Eike também foi o responsável por estruturar e abrir o capital de seis companhias, no período de 2004 a 2012. São elas: OGX, MPX, LLX, MMX, OSX e CCX. O Grupo EBX atua principalmente nas áreas de infraestrutura e recursos naturais e já destinou aproximadamente R$ 20 milhões para financiamentos de projetos e parcerias com universidades do país, Chile, Colômbia e China. Estima-se ainda o investimento de mais  R$ 30 milhões na capacitação de 25 mil trabalhadores.

 

bill gates -  mais ricoBill Gates: se, por um lado, Steve Jobs virou o ícone de uma geração por seu pensamento revolucionário de estética e design, que tornou a Apple uma das marcas mais significativas e lucrativas do mundo,  por outro, e não menos importante, Bill Gates aparece como o principal responsável  pela revolução do computador pessoal. E, embora seu ramo de atuação não esteja ligado à indústria do petróleo e seus deriados, atualmente, volta a ocupar também o cargo de pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em 72,2 bilhões de dólares, ranking que também liderou de 1995 a 2007 e em 2009.

O magnata, filantropo e autor é dono da Microsoft, a maior empresa de software do mundo, em relação a valor de mercado. A Microsoft, por sua vez, surgiu de uma ideia de Gates e seu colega de faculdade Paul Allen, quando ambos ainda estudavam em Harvard. Eles desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançados nos Estados Unidos, chamado Altair 8800. O pouco de sucesso que a dupla conseguiu com o sistema já foi o bastante para eles decidirem criar uma das primeiras empresas no mundo com foco exclusivo para o mercado de programas para computadores pessoais, os chamados PCs.

 

John Rockefeller -  mais ricoJohn Davison Rockefeller:  fundador da Standard Oil Company, em 1870, ele foi o responsável por revolucionar o setor petrolífero e dominar a indústria.  Ele também fundou a Universidade de Chicago e a Universidade Rockefeller.  Sua fortuna total foi estimada, em 1937 (ano de sua morte), em 1,4 bilhão de dólares.

A Standard Oil teve início como uma parceria de John com seu irmão, William Rockefeller, além de Henry Fagler, Jabez Bostwick, o químico Samuel Andrews e Stephen V. Harkness.  A crescente demanda por querosene e gasolina, no período, favoreceu o aumento da riqueza de Rockefeller, que se tornou o homem mais rico do mundo e ainda o primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. A Standard Oil se tornou, em pouco tempo, um dos maiores transportadores de petróleo e querosene dos Estados Unidos e obteve o controle quase total do refino e comercialização de petróleo no país.

 

Ainda que todos eles tenham se destacado em suas áreas de atuação, com lucros que lhe trouxeram fama, reconhecimento e destaque nos negócios, é Rockefeller que leva a vantagem. Se Bill Gates é o homem mais rico do mundo atualmente, e Eike entra na lista dos maiores brasileiros de todos os tempos, John Rockefeller pode ser considerado nada menos que o homem mais rico da história, segundo parte dos especialistas. Isso porque, ajustando o valor de sua fortuna da época da inflação, o montante chega a 664 bilhões de dólares.

Quer aprender mais?

Matricule-se em um de nossos cursos de Petróleo & Gás:
clubedopetroleo.com.br
(21) 2203-0153 |2203-1230

 

 


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários