Produção de petróleo da Petrobras no Brasil atinge recorde pelo 4º ano em 2017

SÃO PAULO (Reuters) – A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil cresceu 0,4 por cento em 2017 e atingiu um novo recorde pelo quarto ano consecutivo, com 2,15 milhões de barris por dia (bpd), informou a companhia nesta terça-feira.

Em paralelo, a produção própria de gás natural totalizou 79,6 milhões de metros cúbicos por dia e, com isso, a produção total da companhia no país em 2017 alcançou um recorde de 2,65 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,9 por cento superior ao registrado em 2016.

Na camada do pré-sal, a produção média no ano passado, incluindo tanto as parcelas da Petrobras e de seus parceiros, foi de 1,29 milhão de bpd, mais um recorde e 26 por cento maior que o volume médio produzido em 2016.

“Contribuiu para esse resultado o crescimento da produção no campo de Lula –devido à interligação de novos poços aos FPSOs Cidade de Saquarema, Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, além do início da operação da plataforma P-66– e do campo de Lapa –com a interligação de novos poços ao FPSO Cidade de Caraguatatuba– ambos localizados no pré-sal da Bacia de Santos”, afirmou a Petrobras.

“Outro fator importante foi o início de produção do FPSO Pioneiro de Libra, que opera no campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos”, acrescentou a petroleira em comunicado ao mercado.

Conforme a Petrobras, somando-se Brasil e exterior, a produção média somente de petróleo, em 2017, foi de 2,22 milhões bpd e a produção média anual de petróleo e gás foi de 2,77 milhões boed.

DEZEMBRO

No mês passado, a produção média de petróleo no país foi de 2,13 milhões de bpd, em linha com o volume produzido em novembro. A produção de gás natural, excluído o volume liquefeito, foi de 77,9 milhões metros cúbicos por dia.

Já a produção de petróleo e gás natural operada na camada pré-sal foi de 1,68 milhão de boed em dezembro, 2 por cento acima de novembro.

Conforme a Petrobras, a produção total de petróleo e gás natural em dezembro foi de 2,72 milhões de boed, sendo 2,62 milhões boed produzidos no Brasil e 100 mil boed no exterior.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Extra

pos-graduacao-petroleo-2


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários