Professora da Coppe concorre a prêmio do jornal O Globo

A professora Suzana Kanh Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, está concorrendo ao “Prêmio Faz Diferença”, do jornal O Globo, na categoria Sociedade/Sustentabilidade.

Suzana Kahn

A votação, que vai até o dia 11 de janeiro de 2015, é aberta ao público. Aqueles que quiserem participar, basta acessar a página do jornal pelo link http://fazdiferenca.oglobo.globo.com/faz-diferenca-premiacao-2014.html? Ao optar pela modalidade votar, acesse a categoria “Sociedade/Sustentabilidade”.

A professora da Coppe foi indicada para concorrer ao prêmio devido à sua atuação como vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Suzana é uma das principais revisoras do novo relatório, divulgado em novembro, e que servirá como base para as negociações da Conferência do Clima de Paris, em 2015, quando os governos podem estabelecer novas metas contra as emissões de gases de feito estufa.

Em 2007, quando ocupou a superintendência de Mudanças Climáticas da Secretaria de Ambiente do Rio, foi a responsável pela implementação do inventário de emissões de gases-estufa do estado. Suzana levanta a bandeira de um maior engajamento dos governos em medida de mitigação contra o aquecimento global. A professora, que também faz campanha pela transparência dos gastos públicos destinados ao controle das mudanças climáticas, defende a criação de um modelo de Lei de Responsabilidade Fiscal voltado para o meio ambiente.

Sobre o prêmio

Em sua 12ª edição, o Prêmio Faz a Diferença homenageia os brasileiros que protagonizaram acontecimentos emblemáticos ao longo do ano, contribuindo com o seu trabalho e o seu talento, a tornar o país e o mundo melhores.

A exemplo das edições anteriores, jornalistas de cada uma das editoria do jornal O Globo indicaram três pessoas, empresas ou instituições que mais de destacaram nas páginas do jornal em 2013, pela atuação em suas áreas, ajudando a escrever a História do país e protagonizando fatos importantes. As editorias/categorias são País, Rio, Economia, Mundo, Esportes, Prosa, Revista da TV, Sociedade/Sustentabilidade, Sociedade/Ciência e Saúde, Sociedade/Educação, Revista O Globo, Ela, Segundo Caderno/Música, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Cinema, Segundo Caderno/Artes Visuais, e Desenvolvimento do Rio.

Os três indicados das 17 categorias são submetidos a um júri, composto por jornalistas do Globo, do vencedor do ano passado e pelos leitores, por meio do voto popular pela internet. O leitor poderá votar uma vez em cada categoria. O Globo premiará também a Personalidade do Ano. Esta será escolhida por um júri especial, formado por cinco jornalistas do veículo (Aluizio Maranhão, Ancelmo Gois, Ascânio Seleme, Merval Pereira e Míriam Leitão) e pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Os vencedores serão conhecidos em 24 de janeiro de 2015, através da internet e de um caderno que será publicado pelo Globo.

Fonte: Planeta COPPE


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários