Rio pesquisa catalisadores que agridem menos o meio ambiente

O Brasil é o único país da América Latina que produz catalisadores de FCC

Rio de Janeiro (RJ) – A Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat), localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, é destinada à pesquisa de novas tecnologias de preparo de catalisadores (substâncias que aceleram uma reação química) e seus componentes. Na Unidade, estão sendo pesquisados três tipos de produto:  catalisadores para abatimento de emissões de CO2 em processos industriais; catalisadores para transformar petróleos pesados, de menor valor de mercado, em derivados leves, de maior valor; e catalisadores para a área de polímeros (composto químico). A Unidade é fruto de nossa parceria, por meio do Centro de Pesquisas (Cenpes), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Procat, inaugurada em 2012,  funciona junto à Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A), conta com 1.660m2 de área construída, infraestrutura ecoeficiente e equipamentos que permitem a realização de testes em escala protótipo. Na FCC S.A também são fabricados catalisadores de hidroprocessamento, fundamentais para combustíveis automotivos mais adequados ao meio ambiente.
O Brasil, através da Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A), é o único país da América Latina que produz catalisadores de FCC (Fluid Catalytic Cracking ou craqueamento catalítico fluido), o maior insumo das refinarias da Petrobras. A Petrobras detém atualmente 50% de participação acionária na FCC S.A.
Da Redação

MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários