XI Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo

O Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo – ENGEP – é um evento de caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, organizado por alunos e professores que ocorre anualmente e busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo, os mais recentes avanços, tendências tecnológicas e linhas de pesquisa da área de E & P de petróleo.

O ENGEP (Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo) tradicionalmente reúne profissionais e cientistas reconhecidos na área de petróleo, que ministram conferências e minicursos, entre outras atividades. Em 2013, será realizada a 11ª edição do ENGEP, entre os dias 9 e 13 de Setembro, em Macaé – RJ. A expectativa de sucesso do evento tem base em 10 anos de eventos anteriores, que conseguiram atingir plenamente o objetivo esperado. O número de participantes aguardados é de mais de 750 pessoas, entre estudantes das mais diversas universidades do Brasil, professores e representantes de empresas.

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

O ENGEP é um evento acadêmico anual organizado pelos alunos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e professores no LENEP, Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, departamento pertencente à UENF, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e localizada no município de Macaé, RJ e pela Seção Macaé da SPE – Society of Petroleum Engineers.

XI Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (Engep)Este ano o ENGEP terá a sua 11ª edição e ocorreráde 9 a 13 de setembro de 2013. Serão oferecidos no evento:

•             Minicursos em diversas áreas tais como: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poço, Geofísica, Geologia do Petróleo, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Gerenciamento de Projetos de Petróleo, Geoquímica de Reservatórios, Estimativas de Reservas, Fluidos de Perfuração, Refino e muito mais;

•             Seleção de trabalhos desenvolvidos em diversas universidades para exposição em pôster durante o evento, premiando os melhores trabalhos acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de exploração e produção de petróleo;

•             Sessões diárias de Recursos Humanos, ministradas por reconhecidas empresas do setor de E & P de petróleo;

•             Visitas técnicas a empresas do setor;

•             Mesas-redondas para discutir temas atuais como a exploração no Pré-Sal, mercado de trabalho e novas perspectivas.

OBJETIVOS

•             Transmitir e compartilhar conhecimentos a respeito da indústria do petróleo, adquirindo através de renomados membros acadêmicos e profissionais da área.

•             Promover um estreitamento do laço entre universidade e indústria.

•             Estimular a formação de Recursos Humanos capacitados para trabalhar no Setor Petrolífero.

•             Promover o desenvolvimento de habilidades gerenciais e de relacionamento corporativo para os organizadores.

•             Promover a interação entre graduandos dos cursos relacionados ao setor petrolífero das mais variadas e conceituadas universidades do Brasil em meio ao evento;

•             Na presente edição, o XI ENGEP aguarda um público total de mais de 750 pessoas durante os 5 dias do evento.

Fonte: ENGEP


MBP-COPPE/UFRJ formando especialistas em petróleo desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários